buscar
´

Brasil é referência no sistema público de transplantes de órgãos

Dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Atualmente, cerca de 95% dos procedimentos de transplante realizado em todo o país é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil está em segundo lugar no ranking em número absoluto de transplantes. É também, de acordo com o Ministério da Saúde, o maior sistema público de transplantes do mundo. O caso da Renata Vilela de 34 anos é prova disso.

Saúde
2 anos atrás
Brasil é referência no sistema público de transplantes de órgãos

Graças ao SUS Renata tem uma nova vida

A história de Renata começou quando ela tinha 19 anos, ao descobrir que tinha uma doença renal, após ter apresentado um quadro de anemia muito forte quando estudava no interior paulista. Por três anos e meio ela passou por sessões de diálise e teve restrições na alimentação. Chegou a ficar um mês inteiro sem poder comer nada além de carboidratos. E foi nesse momento que, após ter se entregue à vontade de comer uma mexerica, apresentou uma séria complicação no tratamento, e quase morreu.

Durante o tratamento, integrantes de sua família foram testados para ver quem poderia doar um rim. Porém ninguém da família era capaz de ajudar a adolescente na época.

Renata também não era o primeiro caso na família. Quando ela tinha cerca de quatro anos, sua mãe teve que doar um rim ao seu pai, que também tinha problemas renais.

Como não encontrou doadores possíveis entre seus parentes, Renata então entrou na fila nacional do transplante, esperando por um doador. No ano passado, essa fila por um transplante de órgãos no Brasil somava 39.663 pessoas, segundo a ABTP, sendo que 12.460 esperavam na fila por um rim.

Renata aguentou esperar nessa fila por três anos e meio, até a situação dela se agravar. A diálise que ela fazia já não estava mais funcionando, até que a madrinha de batismo, Andrea Reusing, se propôs a doar um rim.

Cirurgia
Cirurgia

Após ter feito todos os testes e comprovado que seria possível a doação do rim da madrinha para Renata, realizaram a cirurgia em 2008 no Hospital do Rim e Hipertensão, em São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje Renata vive muito bem, cumprindo apenas com exames e consultas médicas a cada dois meses e tendo que tomar remédio diariamente, mas tudo fornecido pelo SUS.

E por tantos casos como esse, que ressaltamos a importância da doação de órgãos. Pessoas que optam em doar em vida órgãos como um rim, um pedaço do fígado, medula ou sangue, estão dando uma vida nova para o próximo, isso é um gesto que tanto transforma a vida de quem recebe quanto de quem doa.

Em vista disso, famílias que puderem doar os órgãos de seus parentes que tiveram morte encefálica, não pensem duas vezes para isso. Doar esses órgãos é como um prolongamento da vida de seus entes queridos.

*Com informações da Agência Brasil e ABTO.

Entenda os sintomas da menopausa
Algumas mulheres dão sorte, e têm sintomas leves, ou nenhum. Outras têm dificuldade para dormir, irritabilidade, depressão ou redução do desejo sexual....
Vale a pena calcular a quantidade de água que devo beber?
A Dra. Jen Gunter diz em uma palestra TED em março de 2021 que “Isso não deixa a pele mais brilhante, não faz você se sentir lúcido, nem mais enérgico. Pode, no entanto,...
Entenda mais sobre a enxaqueca
Alguns sinais de alerta aparecem dias e horas antes da enxaqueca, como por exemplo, fadiga, mudanças de humor, bocejo excessivo, interrupção do sono, náusea, sensibilidade à...
O que é Kombucha
O chá pode ser utilizado por pessoas que estão com a imunidade boa e que não estão dentro dos padrões de risco de desenvolver uma diabetes. Sempre use o mesmo depois de ler...
Por que limão e sol dão manchas na pele?
Sem dúvidas alguma, limão em contato com a pele e se a mesma for exposta ao sol, com certeza você terá algumas manchas presentes, pois isso é extremamente importante na hora...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...