buscar
´

China: Ratos estão infectando humanos com hepatite e ninguém sabe como

Já estamos vivendo em uma crise sanitária mundial com diversas adversidades causadas nas vidas de todas as pessoas. Seja no âmbito de saúde ou economicamente, o Covid-19 desestabilizou o mundo.

Saúde
4 meses atrás
China: Ratos estão infectando humanos com hepatite e ninguém sabe como

Mas e se você ficasse sabendo que novamente há uma doença na China que, embora já seja conhecida, deixou de contaminar apenas animais e começou a infectar humanos e ninguém sabe como? Essa história é real e ainda cercada de mistérios.

O começo de tudo

Todo o caso teve início em 2018, logo quando um grupo de pesquisadores da universidade de Hong Kong encontraram um paciente com sintomas nada convencionais. O homem tinha 56 anos, havia sido submetido a um transplante de fígado e apresentava disfunção hepática sem causa óbvia.

Foi realizado então um exame no paciente e descobriram que ele tinha Hepatite do tipo E, mas a maior dúvida era por conta de que no vírus apresentado pelo paciente, não foi possível encontrar a cepa humana do vírus da HEV em seu sangue.

Foi então que, com o teste para humanos dando negativo para HEV, foi necessário redesenhar o exame por completo e, após a conclusão da segunda leva de exames, foi descoberto pela primeira vez na história que um humano havia sido contaminado pela Hepatite E de ratos.

Um aviso de veneno de rato em um beco em Hong Kong
Um aviso de veneno de rato em um beco em Hong Kong

Desde então, cerca de mais 10 moradores de Hong Kong testaram positivo para a Hepatite E de rato, sendo que o caso mais recente aconteceu com um senhor de 61 anos que apresentou os mesmos sintomas e testou positivo no dia 30 de abril.

Quais os mistérios?

Foram feitas diversas pesquisas sobre como o HEV de ratos chegou a ser transmitido para um ser humano, fazendo inclusive captura de vários ratos, testando a doença em todos e fazendo previsões dos ciclos do vírus até os humanos.

As autoridades de Hong Kong colocam armadilhas para ratos em um esforço para determinar se os ratos contribuíram para um surto de pneumonia em 2003.
As autoridades de Hong Kong colocam armadilhas para ratos em um esforço para determinar se os ratos contribuíram para um surto de pneumonia em 2003.

E por mais entranho que pareça, todas as pesquisas foram inconclusivas, fazendo com que todos se questionassem sobre como o vírus conseguiu ser transmitido para um ser humano se grande parte dos infectados não tiveram nenhum contato com ratos.

Como acabar com isso?

O governo propôs uma alternativa um tanto quanto exagerada para acabar com o problema, indicando que o melhor a fazer seria exterminar todos os ratos da região de Hong Kong, ideia essa que já foi descartada.

Enquanto as pesquisas não chegam a ter uma conclusão plausível, o que resta para os habitantes é seguir as normas da OMS para prevenção da HEV, ou seja, lavar bem os alimentos e as mão quando for comer algo.

*Com informações da CNN, UOL e Yahoo.

Praticando compaixão, tudo parece mais leve e fluído em sua vida
Seja feliz e viva mais leve, isso também é saúde e qualidade de...
Quanto tempo dura a imunidade ao coronavírus?
Então caso você pegue coronavírus, você estará para sempre imune de contrair o vírus novamente? De acordo com estudos, essa afirmação é falsa e ainda por cima, o tempo...
Células-tronco podem ser usadas no tratamento de pacientes com Covid-19 no Brasil
As consequências sociais e econômicas do novo coronavírus têm acelerado a busca por soluções capazes de salvar vidas e resgatar a “normalidade” no mundo. Uma dessas...
Buscando um sistema de saúde de qualidade
É bem visível que os “ricos” têm melhor qualidade em serviços à saúde, com equipamentos sofisticados e sempre são atendidos em hospitais de alto...
O uso das nanopartículas pode mudar a maneira como tratamos o câncer
A cada cinco segundos, alguém morre de câncer, e mesmo com muitas tecnologias atualmente, nada ainda é possível para a cura. Só o governo dos EUA gastou mais...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...