buscar
´

O que é Kombucha

Você acredita que alguns chás podem ajudar algum sistema do corpo a funcionar melhor? Então, a Kombucha é uma bebida bem antiga, e que agora no nosso País está sendo mais utilizada. Ela tem seu preparo a partir de uma folha chamada Camélia Sinensis, e de alguns processos de fermentação com bactérias e leveduras.

Saúde
3 meses atrás
O que é Kombucha

Acredita-se que a Kombucha possa ter uma ação em algumas células do nosso corpo, como retirar colesteróis ruins e ajudar no funcionamento do intestino. Porém, é preciso estudar melhor quais são os efeitos que ela causa no corpo humano, já que existem fatores que contra indicam o uso da bebida.

Esse chá pode ser preparado em casa com alguns processos, mais pra frente iremos ensinar como fazê-lo, porém, a pergunta que não quer calar, será que essa bebida é realmente eficiente? Vamos entender um pouco mais sobre ela.

Afinal, o que de fato é a Kombucha?

Ele é uma bebida já utilizada no mundo fitness, já que os seus efeitos são diminuir algumas concentrações de colesteróis ruins dentro do corpo, ou seja, basicamente gorduras, então quem não quer tomar um chá desses em?
Ele é uma bebida já utilizada no mundo fitness, já que os seus efeitos são diminuir algumas concentrações de colesteróis ruins dentro do corpo, ou seja, basicamente gorduras, então quem não quer tomar um chá desses em?

A Kombucha é um típico chá que veio lá da Ásia, e ele é feito a partir de uma folha chamada Camélia Sinensis, ele pode ser da cor preta, verde ou branco. Com a adição de açúcar também, em seu modo de preparo, ele deve ser feito a partir da fermentação de algumas leveduras e bactérias, vamos entender melhor.

Ele é uma bebida já utilizada no mundo fitness, já que os seus efeitos são diminuir algumas concentrações de colesteróis ruins dentro do corpo, ou seja, basicamente gorduras, então quem não quer tomar um chá desses em?

Quais são os efeitos do chá?

Diversas marcas de kombuchá comercial nas prateleiras das lojas - SamHolt6 / Wikimedia
Diversas marcas de kombuchá comercial nas prateleiras das lojas – SamHolt6 / Wikimedia

Além de retirar algumas moléculas de colesterol ruim, em excesso do nosso corpo, ele também proporciona uma melhora no funcionamento intestinal, ação como antioxidante e uma proteção a mais atuando no fígado, porém nem tudo são flores.

Alguns pesquisadores indicam que ainda não há estudos e comprovações cientificas que mostrem e eficácia do kombucha como probiótico. Contudo, algumas de suas funções já são comprovadas que realmente funcionam como a ação antioxidante, só que outras, ainda não.

Os pesquisadores alertam que não se deve utilizar o chá Kombucha para fins medicinais, ainda reforçam, que existem patologias e doenças que demandam de uma ação medicamentosa específica e em quantidades maiores, e isso a bebida não vai curar.

Como fazer o chá Kombucha em casa?

Antes de tudo, falamos ali acima que esse chá é feito a partir de açúcar, fermentação alcóolica através de bactérias e leveduras, e proveniente da folha Camélia. Portanto a primeira coisa que você deve ter, é uma doação dessas bactérias. Confira passo a passo:

  • Faça um chá, preto, verde ou branco e ferva-o com açúcar;
  • Coe e deixe esfriar por um tempo;
  • Assim que esfriar, coloque a colônia e já adicione 100 ml de Kombucha pronto no recipiente do chá;
  • Transfira o chá para um pote de vidro e tampe;
  • Deixe que a fermentação ocorra, ela leva em torno de 2 dias em ambientes mais quentes e 10 dias em lugares de temperaturas mais baixas;
  • Você saberá que o chá está no ponto certo se ele tiver um leve gosto de açúcar, é preciso sentir também um sabor mais puxado para o ácido.

Existe contra indicações?

Na verdade não existe um contra indicação exata, só é preciso que alguns tipos de pessoas como diabéticos ou quem tem a imunidade baixa, evite de consumir a bebida, pois ela é a base de açúcar, e por possuir microrganismos vivos, a questão de higiene é um pouco precária.

Lembre-se sempre de que de acordo com alguns pesquisadores, não é indicado usar o chá kombucha para fins medicinais, ou seja, não utilize o produto para tentar substituir algum tipo de medicamento específico, ou para tentar promover a cura a uma doença.

O chá pode ser utilizado por pessoas que estão com a imunidade boa e que não estão dentro dos padrões de risco de desenvolver uma diabetes. Sempre use o mesmo depois de ler todas as informações e efeitos da bebida.

Vale a pena calcular a quantidade de água que devo beber?
A Dra. Jen Gunter diz em uma palestra TED em março de 2021 que “Isso não deixa a pele mais brilhante, não faz você se sentir lúcido, nem mais enérgico. Pode, no entanto,...
Entenda mais sobre a enxaqueca
Alguns sinais de alerta aparecem dias e horas antes da enxaqueca, como por exemplo, fadiga, mudanças de humor, bocejo excessivo, interrupção do sono, náusea, sensibilidade à...
Por que limão e sol dão manchas na pele?
Sem dúvidas alguma, limão em contato com a pele e se a mesma for exposta ao sol, com certeza você terá algumas manchas presentes, pois isso é extremamente importante na hora...
Por que a pneumonia é perigosa?
Antes de definirmos o que é a pneumonia, vamos lembrar como nosso sistema respiratório funciona. O ar que respiramos desce por um tudo chamado traquéia, e passa por uma...
Qual o melhor tipo de leite: integral, desnatado ou vegetal?
O leite de amêndoas utiliza quase os mesmos aspectos de terra, porém é preciso estarem localizadas em um lugar próprio para esses cultivos. As lavouras de amêndoas e aveias...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...