buscar

O que é o HPV?

Não faz muito tempo você começou a ver na TV uma campanha muito forte para a vacinação em garotas contra o HPV. Diversos esforços foram feitos e conseguiu atingir um grande número de meninas vacinadas em todas as três doses da vacina.

Saúde
9 meses atrás
O que é o HPV?

Mas afinal, mesmo tendo passado na TV por tanto tempo a campanha para a vacinação, você saberia dizer o que é o HPV? Hoje vamos entender um pouco mais sobre esse vírus que pode ser extremamente prejudicial a saúde.

O HPV

O Vírus do papiloma humano (Human Papiloma Virus) ou simplesmente HPV é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos como por exemplo vulva, vagina, colo de útero e pênis.

A transmissão se dá por conta de relação sexual desprotegida, ou seja, o HPV é considerado uma IST (infecção sexualmente transmissível). Vale lembrar também que é possível que o vírus seja passado de mãe para filho no momento do parto, porém uma parte muito pequena de crianças vem a desenvolver a papilomatose respiratória juvenil.

Existem mais de 100 tipos de HPV conhecidos, sendo que a grande parte sai do nosso corpo sem que manifeste qualquer sinal aparente. Porém, existem cerca de 14 tipos de HPV que podem causar riscos muito mais sérios de saúde futuramente.

Quais os sintomas

O HPV pode ter dois tipos de sintomas, o clínico e o subclínico. Nos sintomas clínicos (perceptíveis a olho nu), sendo esses os mais comuns, ocorre o aparecimento de prurido, queimação, dor e sangramento, se espalhando rapidamente e podendo chegar ao clitóris, ao monte de Vênus e aos canais perineal, perianal e anal. Além disso, as lesões podem estar presentes na boca e garanta tanto no homem quanto na mulher. Nos homens a maioria das lesões são perceptíveis no prepúcio, na glande e no escroto.

Agora nos sintomas subclínicos, aqueles não conseguimos perceber a olho nu, podem aparecer como lesões no colo do útero, na região perianal, pubiana e ânus. Vale ressaltar que, com essas lesões, as células começam a se reproduzir de forma irregular, podendo chegar a causar um tumor, podendo este se manifestar semanas ou até mesmo meses depois.

Como diagnosticar

O método mais fácil de diagnosticar é através de exames ginecológicos e laboratoriais como Papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia.

Com esses tipos de exames, é possível detectar qual é o tipo de lesão sofrida e quais os riscos que as mesmas podem oferecer, sempre lembrando que as Neoplasias são as mais complexas.

Como se prevenir

Para se prevenir do HPV, são necessárias algumas ações que, por mais básicas e repetitivas que pareçam, fazem total diferença para evitar que o vírus se instale em você e possa te trazer vários problemas.

O uso de preservativos (tanto masculino ou feminino), os exames de rotina de papanicolau, as vacinas contra o HPV de tipo 6, 11, 16 e 18 (quadrivalente) ou 16 e 18 (bivalente) e evitar o uso demasiado de álcool, drogas e tabaco são atitudes que, por mais simples que pareçam, te ajudam a não ter grandes problemas no futuro.

Não existe uma cura para quem já tem a HPV no corpo nesse exato momento, porém estão desenvolvendo uma vacina que ajuda a eliminar esse vírus. Enquanto tal vacina não está disponível, o que resta é tratar os sintomas do HPV presentes para que os mesmos não causem maiores estragos.

Praticando compaixão, tudo parece mais leve e fluído em sua vida
Seja feliz e viva mais leve, isso também é saúde e qualidade de...
Quanto tempo dura a imunidade ao coronavírus?
Então caso você pegue coronavírus, você estará para sempre imune de contrair o vírus novamente? De acordo com estudos, essa afirmação é falsa e ainda por cima, o tempo...
Células-tronco podem ser usadas no tratamento de pacientes com Covid-19 no Brasil
As consequências sociais e econômicas do novo coronavírus têm acelerado a busca por soluções capazes de salvar vidas e resgatar a “normalidade” no mundo. Uma dessas...
Buscando um sistema de saúde de qualidade
É bem visível que os “ricos” têm melhor qualidade em serviços à saúde, com equipamentos sofisticados e sempre são atendidos em hospitais de alto...
O uso das nanopartículas pode mudar a maneira como tratamos o câncer
A cada cinco segundos, alguém morre de câncer, e mesmo com muitas tecnologias atualmente, nada ainda é possível para a cura. Só o governo dos EUA gastou mais...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...