buscar
´

Por que limão e sol dão manchas na pele?

Muitas vezes você já deve ter se deparado com alguém ou consigo mesmo que apareceram umas manchas mais escuras na pele depois de entrar em contato com o limão e ficar exposto ao sol, mas por que isso acontece? Vamos descobrir depois de entender alguns conceitos de como a nossa pele é formada.

Saúde
3 meses atrás
Por que limão e sol dão manchas na pele?

Uma coisa muito interessante é, nem sempre é preciso ficar exposto ao sol para ter uma mancha de limão aparente, e isso não ocorre com todo mundo, sendo que algumas pessoas podem apresentar de forma mais rápida, e em outras talvez nem apareça.

Sem dúvidas alguma, limão em contato com a pele e se a mesma for exposta ao sol, com certeza você terá algumas manchas presentes, pois isso é extremamente importante na hora de fazer aquela caipirinha, ficar de olho se não respingou em você sem querer.

Do que é formado a nossa pele?

Uma coisa muito interessante é, nem sempre é preciso ficar exposto ao sol para ter uma mancha de limão aparente
Uma coisa muito interessante é, nem sempre é preciso ficar exposto ao sol para ter uma mancha de limão aparente

É sempre importante saber que a pele é o nosso maior órgão, e ela serve para proteger nossas veias, artérias e todos os tecidos e estruturas internas do nosso corpo. Assim, evita-se de entrar qualquer agente estranho e alojar-se no nosso corpo.

Além disso, a pele atua como mecanismo de temperatura do nosso corpo, sem contar que existem diversos receptores para transmitirem estímulos externos, como tato, dor, temperatura, e toda a parte perceptiva sensorial.

Ela é formada de duas camadas, a epiderme que é mais superficial e não conta com vasos sanguíneos, ela também possui diferentes tipos de células que a compõe. A segunda dela, é a derme, que é uma parte mais profunda, caracterizada como um tecido conjuntivo, onde passam nervos, vasos, folículos, glândulas e outras importantes estruturas.

O que acontece se o limão entra em contato com a pele?

O limão é uma fruta cítrica que possui alguns componentes que podem “queimar” a pele
O limão é uma fruta cítrica que possui alguns componentes que podem “queimar” a pele

O limão é uma fruta cítrica que possui alguns componentes que podem “queimar” a pele, como por exemplo a furocumarina que geralmente é encontrada na casca ou até mesmo no sumo do limão. Então quando essa substância entra em contato com a pele, ela pode acabar “queimando” a mesma.

Quando a pessoa entra em contato com o sol, essa reação acaba se determinando por um evento fototóxico, onde ocorre uma relação de toxicidade quando o suco do limão fica exposto ao sol, causando uma pequena inflamação na pele, consequentemente deixando manchas.

Essas substâncias podem penetrar facilmente pela nossa epiderme, e mesmo lavando as mãos com sabão, ainda pode ficar alguns resquícios na pele, sendo alguém que mexeu com limão passar para você, ou você ter o mínimo de contato com a casca e o sumo.

E se eu não entrar em contato com o sol?

Lembra que comentamos acima, que algumas pessoas mesmo não se expondo ao sol, ficando em baixo de um quiosque, ou lugar coberto em um dia de calor, ainda assim apresentam manchas na pele? Então, isso se dá por conta das ondas de radiação solar, que seguem em direção ao solo e refletem na pessoa novamente.

Agora você sabe o porquê que isso acontece, então independentemente de estar ou não exposto ao sol, é necessário que você se certifique que o sumo do limão não tenha entrado tanto em contato com a sua pele, então manter a higiene do local é sempre essencial.

Isso é válido para outas queimaduras da pele também, como o próprio “banho de sol”, então mesmo que você não esteja em contato direto com o sol na praia ou em uma piscina, sempre se proteja com protetores solares contra raios ultravioletas para evitar outras queimaduras.

Como a pele fica depois desse contato com o limão?

Isso varia muito de pessoa para pessoa, mas geralmente acontece sempre uma reação inflamatória, então você pode sentir calor no local, vermelhidão, dor, e todos os outros sinais inflamatórios que o corpo nos dá. Também pode ocorrer a presença de bolhas, mas isso varia do grau da queimação e da sensibilidade de cada um.

Geralmente quando se ocorre uma inflamação, as células de defesa do nosso corpo são acionadas para eliminar aquilo que está agredindo o corpo, isso pode levar algumas semanas passa sessar, mas esses sinais inflamatórios que aparecem normalmente não são tão intensos assim.

Após todos esses sinais inflamatórios acontecer, dependendo da raça e padrão de pele, irão começar a aparecer algumas machas mais escuras, como várias pintinhas, ou apenas uma mancha mais homogênea. Elas levam um bom tempo para sair, ou dependendo do caso ainda ficam presentes por um período maior.

Cuidado com frutas cítricas

O limão, é o mais falado e conhecido nesse momento de manchar a pele, porém outras frutas cítricas também podem provocar alguma reação, principalmente quando se entra em contato com o sol e a sua radiação emitida.

Tangerina, laranja, figo, mexerica e caju também podem causar essa reação inflamatória na pele, então sempre cuidado ao manipular as mesmas para não causar reações indesejadas ao seu corpo.

Se previna

Para que isso não aconteça o importante é se prevenir, se você decidiu fazer uma caipirinha pra galera ou até mesmo uma limonada, sempre lave as mãos o tempo todo, para evitar que essas substâncias tóxicas penetrem em sua pele.

Sempre aplique um protetor solar em sua pele, especialmente aqueles contra os raios ultravioletas, assim, você sempre se manterá protegido dessas radiações emitida pelo sol, independente se está mexendo ou não com o limão.

Se mesmo assim, você ainda apresentou sinais inflamatórios ou manchas, caso se intensificar esses sintomas, com presença de bolhas, rubor, e dor, procure sempre a ajuda de um profissional para tomar os devidos cuidados e sessar toda a inflamação.

O que é Kombucha
O chá pode ser utilizado por pessoas que estão com a imunidade boa e que não estão dentro dos padrões de risco de desenvolver uma diabetes. Sempre use o mesmo depois de ler...
Por que a pneumonia é perigosa?
Antes de definirmos o que é a pneumonia, vamos lembrar como nosso sistema respiratório funciona. O ar que respiramos desce por um tudo chamado traquéia, e passa por uma...
Qual o melhor tipo de leite: integral, desnatado ou vegetal?
O leite de amêndoas utiliza quase os mesmos aspectos de terra, porém é preciso estarem localizadas em um lugar próprio para esses cultivos. As lavouras de amêndoas e aveias...
Praticando compaixão, tudo parece mais leve e fluído em sua vida
Seja feliz e viva mais leve, isso também é saúde e qualidade de...
Quanto tempo dura a imunidade ao coronavírus?
Então caso você pegue coronavírus, você estará para sempre imune de contrair o vírus novamente? De acordo com estudos, essa afirmação é falsa e ainda por cima, o tempo...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...