buscar
´

Quanto tempo dura a imunidade ao coronavírus?

Enquanto não sai a vacina para o novo coronavírus, o único jeito de conseguir anticorpos da doença é justamente após contrair a mesma, fazendo que o corpo passe a produzir os anticorpos de maneira natural.

Saúde
1 mês atrás
Quanto tempo dura a imunidade ao coronavírus?

Então caso você pegue coronavírus, você estará para sempre imune de contrair o vírus novamente? De acordo com estudos, essa afirmação é falsa e ainda por cima, o tempo que a imunidade pode durar muito menos do que se imagina.

O estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine mostrou a comparação de 37 pessoas que tiveram a imunidade por meio dos anticorpos desenvolvendo sintomas e outras 37 também com imunidade, porém assintomáticas, além de um grupo que não contraiu o vírus.

O resultado se provou de certa forma assustador, visto que 90% das pessoas tiveram seus anticorpos IgG (específicos para COVID) reduzidos de uma maneira drasticamente, sendo que 40% de todos os assintomáticos voltaram a serem soronegativos para COVID-19 e outros 12% que contraíram os sintomas também chegaram a tal patamar.

Com isso, concluíram que as pessoas infectadas pelo coronavírus teriam imunidade por somente três meses. Mas as pesquisas ainda não podem ser conclusivas principalmente por pegarem uma amostra muito pequena da população e de outros dois fatores que podem estar ligados a proteção.

Questões a serem levantadas

De acordo com o professor Otto Yang da faculdade de medicina de UCLA, deve ser levado em consideração primeiramente que nem sempre os anticorpos são a coisa mais importante quando o assunto é combater uma doença que já tivemos, sendo que outras de nossas células imunológicas como as células T tendem a criar uma forte reação ao coronavírus.

Outra ressalva que deve ser feita sobre a pesquisa publicada na Nature Medicine é justamente que se os anticorpos se correlacionam com a imunidade, não é possível saber qual seria o ponto de corte. Isso se deve muito por conta de que, em um estudo também divulgado pela Nature Medicine, cerca de 149 pacientes em média 39 dias após contraírem o vírus começaram a produz anticorpos neutralizantes mais baixos, porém uma atividade antiviral potente em todos os pacientes.

O que estas questões visam mostras é justamente que, embora o estudo tenha sido bem feito e com bons dados, a amostragem pequena não pode ser conclusiva, principalmente a partir do momento que, mesmo sem os anticorpos, as células começaram a produzir atividade antiviral mais potente.

Tem como ficar imune?

Se nesse exato momento você se perguntar se existe alguma forma de como ficar completamente imune ao coronaírus, a resposta é que ainda não! Isso se deve graças ao desenvolvimento da vacina, única forma de se imunizar ao vírus, estar em fase de desenvolvimento ainda.

Para esse momento, além do tempo de imunidade que o estudo demonstrou de três meses, a recomendação segue sendo a mesma de sempre: Use máscaras, pratique distanciamento social, e higienize sempre suas mãos!

*Com informações do Gizmodo e Nature Medicine.

Células-tronco podem ser usadas no tratamento de pacientes com Covid-19 no Brasil
As consequências sociais e econômicas do novo coronavírus têm acelerado a busca por soluções capazes de salvar vidas e resgatar a “normalidade” no mundo. Uma dessas...
Buscando um sistema de saúde de qualidade
É bem visível que os “ricos” têm melhor qualidade em serviços à saúde, com equipamentos sofisticados e sempre são atendidos em hospitais de alto...
O uso das nanopartículas pode mudar a maneira como tratamos o câncer
A cada cinco segundos, alguém morre de câncer, e mesmo com muitas tecnologias atualmente, nada ainda é possível para a cura. Só o governo dos EUA gastou mais...
Como retardar o envelhecimento com exercícios
O mito de uma Fonte da Juventude é um dos maiores sonhos da humanidade, presente de um ou outra forma em todos os tempos. Infelizmente essa fonte milagrosa não existe. Mas não...
Paciente com câncer terminal tem melhoras após novo tratamento no Brasil
Ainda é cedo para afirmar que a humanidade conquistou a cura para o câncer, mas já vemos bons resultados aqui mesmo no...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...