buscar
´

Uso de substâncias para ter melhor rendimento na academia pode te trazer problemas de saúde

Com certeza você já deve ter ouvido falar nesses anabolizantes que muitas pessoas que praticam academia, acabam injetando em seu próprio corpo para ficar com um aspecto mais musculoso e “bombado” como dizem por aí. Mas você sabe realmente quais são os efeitos dos esteróides em excesso no corpo humano?

Saúde
1 mês atrás
Uso de substâncias para ter melhor rendimento na academia pode te trazer problemas de saúde

Acontece que os esteróides em excesso podem trazem muito mais dano ao corpo do que benefícios, podemos dizer que aquelas estruturas reais de que as pessoas estão muito fortes e que aquilo realmente ajuda na contratilidade de força muscular são ideais falsos. A questão é, eles são totalmente ruins?

É importante conhecermos mais sobre esses anabolizantes para entendermos como é que ele funciona na fibra muscular, e nos principais sistemas do nosso corpo, pois ele não atuará apenas nos músculos, mas também em outros locais.

O que são os esteróides?

Os anabolizantes ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Os anabolizantes são usados no tratamento de algumas doenças, mas são usados também, em grande quantidade, por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física.
Os anabolizantes ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Os anabolizantes são usados no tratamento de algumas doenças, mas são usados também, em grande quantidade, por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física.

Os esteróides fazem parte de um grupo de hormônios e enzimas, são secretados pelas gônadas ou pelo córtex suprarrenal. Eles possuem diversas funções fisiológicas no nosso organismo, ou seja, desenvolvimentos e atuações normais que o nosso próprio corpo precisa. Eles atuam principalmente no metabolismo e nas características sexuais.

As atuações dos esteróides também dependem de cada molécula, ou seja, eles se ligam em cada uma delas resultando em diferentes funções dentro do nosso corpo.

Existem alguns esteróides que são produzidos e modificados do ponto de vista químico que são originados da testosterona, os mesmos são utilizados em meio a prática esportiva. Também ouvimos muito sobre o uso dos esteroides no tratamento de algumas doenças. Vamos entender como eles funcionam.

Esteróides utilizados na medicina

Os próprios esteróides não são considerados uma aplicação ruim, tendo em vista que ele possui vários benefícios em diversos tratamentos, portanto existem alguns padrões de doenças que os médicos optam por tratar o indivíduo com o uso desses hormônios.

Os esteróides possuem diversas atuações (como falamos acima), dentre elas podemos citar o aumento da síntese proteica tanto de músculos, tecidos, células e órgãos. Além disso, é muito importante comentar que os esteróides bloqueiam a atividade do cortisol, que são hormônios de sinalização que podem acabar decompondo alguma substância.

Podemos dizer que eles podem aumentar o metabolismo e o crescimento muscular reduzindo o nível de gordura. Essas características ajudam muito em algumas doenças ainda estudadas como a AIDS e alguns tipos de câncer, além de ajudar pessoas com lesões de queimadura a recuperarem uma propriedade de tecido.

Os esteróides no esporte recreativo

Algumas pessoas usam os anabolizantes de forma exagerada e perigosa, muitas vezes em conjunto com outros hormônios para obter o resultado esperado mais rápido, o que pode desenvolver efeitos colaterais indesejados: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento de colesterol ruim, crescimento dos pelos, distúrbios testiculares e menstruais.
Algumas pessoas usam os anabolizantes de forma exagerada e perigosa, muitas vezes em conjunto com outros hormônios para obter o resultado esperado mais rápido, o que pode desenvolver efeitos colaterais indesejados: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento de colesterol ruim, crescimento dos pelos, distúrbios testiculares e menstruais.

Antigamente os esteróides anabolizantes eram muito utilizados em atletas como fisiculturistas, a fim de ganhar força e massa muscular para conseguirem realizar a sua competição. Esses esteroides que são derivados do hormônio da testosterona são basicamente formados por duas partes: Androgênico, que é responsável por dar uma aparência mais masculina e o anabólico que estimula o crescimento. Esses efeitos, são como coadjuvantes do “natural” da testosterona, ou seja, eles trazem outras características sexuais nos homens, aumentando a espessura das cordas vocais e favorecendo o crescimento de pelos pelo corpo todo, além do geral.

Como vimos acima os esteróides em si tinham uma boa percepção para tratamentos medicinais, porém no esporte recreativo os atletas passam a ter que ingerir uma dose muito maior do que a que é prescrita para o tratamento de uma doença, e o uso prolongado desses hormônios podem trazer efeitos irreversíveis.

Efeitos dos esteróides anabolizantes

Como comentamos a pouco, os esteróides anabolizantes utilizados em excesso e por um longo período de tempo podem ser muito prejudiciais para o corpo, tanto da mulher quanto do homem, trazendo grandes efeitos negativos, podendo ser irreversíveis. De acordo com alguns estudos, essas características variam de acordo com a idade, o gênero, e estado de saúde em geral, apontando ter um pior efeito em adolescentes, chegando a atrapalhar o desenvolvimento ósseo do mesmo.

Falando sobre os efeitos cognitivos, também há pessoas que desenvolvem distúrbios psiquiátricos como agressividade e impulsividade, principalmente nesses adolescentes. Outros efeitos mentais relacionados ao uso desses esteroides anabolizantes é o desenvolvimento de manias e psicose.

Os efeitos internos afetam os sistemas cardiovasculares, como hipertensão arterial conhecido como pressão alta, câncer de fígado principalmente em homens, e renal. Portanto alguns podem ser reversíveis mas outros não.

Em quesitos dos efeitos fisiológicos, em homens pode ocorrer o aumento de seios e diminuição dos testículos, já que quando o corpo capta o excesso de esteróides e converte-os em estrogênio. Nas mulheres pode acontecer um aumento do clitóris, pelos e cordas vocais, deixando a voz mais grossa. Além disso, ele pode reduzir a fertilidade em ambos, diminuindo a quantidade de espermatozoides e causando a perda da menstruação, além de outras doenças do ovário.

Conclusões

Os esteróides podem ser muito bem utilizados quando na dose certa e para os objetivos bem estabelecidos pelos médicos. O uso recreativo dos mesmos podem ser muito arriscados, surtindo efeitos negativos e indesejáveis. Além disso, o corpo pode desenvolver uma tolerância do mesmo, fazendo com que o indivíduo tome doses ainda maiores do que as habituais.

Portanto, muito cuidado com as ideologias de ficar forte, criar grandes massas musculares, pois um indivíduo sem patologias estabelecidas, juntamente de profissionais da saúde, conseguem desenvolver uma boa resistência além de hipertrofia muscular de forma saudável e sem riscos à saúde.

Entenda os sintomas da menopausa
Algumas mulheres dão sorte, e têm sintomas leves, ou nenhum. Outras têm dificuldade para dormir, irritabilidade, depressão ou redução do desejo sexual....
Vale a pena calcular a quantidade de água que devo beber?
A Dra. Jen Gunter diz em uma palestra TED em março de 2021 que “Isso não deixa a pele mais brilhante, não faz você se sentir lúcido, nem mais enérgico. Pode, no entanto,...
Entenda mais sobre a enxaqueca
Alguns sinais de alerta aparecem dias e horas antes da enxaqueca, como por exemplo, fadiga, mudanças de humor, bocejo excessivo, interrupção do sono, náusea, sensibilidade à...
O que é Kombucha
O chá pode ser utilizado por pessoas que estão com a imunidade boa e que não estão dentro dos padrões de risco de desenvolver uma diabetes. Sempre use o mesmo depois de ler...
Por que limão e sol dão manchas na pele?
Sem dúvidas alguma, limão em contato com a pele e se a mesma for exposta ao sol, com certeza você terá algumas manchas presentes, pois isso é extremamente importante na hora...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...