buscar
´

Vale a pena calcular a quantidade de água que devo beber?

Muitos podem não saber mais aquela velha história de que é preciso beber oito copos de água todos os dias, é simplesmente um mito.

Saúde
1 semana atrás
Vale a pena calcular a quantidade de água que devo beber?

A Dra. Jen Gunter diz em uma palestra TED em março de 2021 que “Isso não deixa a pele mais brilhante, não faz você se sentir lúcido, nem mais enérgico. Pode, no entanto, fazer você ter que fazer muito xixi.”

Mito ou Verdade

Sabe aquela coisa toda sobre beber oito copos de água por dia? Desculpe dizer, mas isso é um mito. Isso não deixa a pele mais brilhante, não faz você se sentir lúcido, nem mais enérgico. Pode, no entanto, fazer você ter que fazer muito xixi.
Sabe aquela coisa toda sobre beber oito copos de água por dia? Desculpe dizer, mas isso é um mito. Isso não deixa a pele mais brilhante, não faz você se sentir lúcido, nem mais enérgico. Pode, no entanto, fazer você ter que fazer muito xixi.

A falta de informação sobre como o próprio corpo funciona causa a aceitação de diversas mentiras vistas diariamente por aí. Saber como os sistemas do corpo funcionam, ajuda a tomar decisões melhores. Acontece que, o próprio corpo já diz quando é preciso beber água.

Essa cobrança é feita pelos rins, os rins são órgãos que tem um formato de um feijão que ficam em ambos os lados da coluna, logo abaixo das costelas, eles vão dizer quando for preciso beber água, através de sinais de sede.

Por exemplo: “Imagine que você está suando muito, então está perdendo água do sangue. Os rins sabem que seu volume de sangue está caindo levemente e que ele está cada vez mais salgado. Eles compensam absorvendo mais água de volta para o sangue, tornando a urina mais concentrada. Se os rins sentirem que não pode ser reabsorvido líquido suficiente da urina, você será sinalizado para beber, o que significa que sentirá sede. Se você não tem fluido disponível, a mensagem da sede fica cada vez mais forte.” Explica a Dra. Gunter.

Como funcionam os rins

Os rins são como um filtro, que adiciona ou retira coisa do sistema do corpo, como sódio, glicose ou açúcar, cálcio, aminoácidos e água, garantindo que o corpo mantenha equilíbrio entre fluido, sal e níveis de outras substâncias . A grosso modo, podemos dizer que os rins são um sistema de remoção de resíduos.

De acordo com a Dra. Gunter, todos os dias, o sangue passa pelos rins, e o que comemos, bebemos, a temperatura ao nosso redor, e o quanto nos exercitamos, tudo isso afeta o que está acontecendo com nosso corpo.

Portanto, se os níveis de qualquer coisa em nosso corpo ficarem muito altos ou muito baixos, pode ser prejudicial.

“É o trabalho dos rins manter os níveis de muitas dessas substâncias na zona certa. Substâncias não necessárias deixam o rim e vão para a bexiga, onde você as excreta na forma de urina. Então, graças aos seus rins, seu corpo é realmente bom em manter a hidratação.” Relata a doutora.

A conclusão não está em quantos litros de água é preciso beber por dia, não tem um padrão. Basta beber um pouco de água toda vez que sentir sede. Vale lembrar que, tudo o que consumimos contêm água, como o café, a maçã, a laranja, o suco, a barrinha de granola, etc.

No entanto, quando se tem pedras nos rins o consumo de água deve ser maior por recomendações médicas. Pessoas idosas também devem ter um controle de água que bebe, pois às vezes, os sistemas de mensagens se desgastam com o tempo.

Então, a menos que o seu médico disser o contrário, não há necessidade de calcular a quantidade de água que bebe.

Entenda os sintomas da menopausa
Algumas mulheres dão sorte, e têm sintomas leves, ou nenhum. Outras têm dificuldade para dormir, irritabilidade, depressão ou redução do desejo sexual....
Entenda mais sobre a enxaqueca
Alguns sinais de alerta aparecem dias e horas antes da enxaqueca, como por exemplo, fadiga, mudanças de humor, bocejo excessivo, interrupção do sono, náusea, sensibilidade à...
O que é Kombucha
O chá pode ser utilizado por pessoas que estão com a imunidade boa e que não estão dentro dos padrões de risco de desenvolver uma diabetes. Sempre use o mesmo depois de ler...
Por que limão e sol dão manchas na pele?
Sem dúvidas alguma, limão em contato com a pele e se a mesma for exposta ao sol, com certeza você terá algumas manchas presentes, pois isso é extremamente importante na hora...
Por que a pneumonia é perigosa?
Antes de definirmos o que é a pneumonia, vamos lembrar como nosso sistema respiratório funciona. O ar que respiramos desce por um tudo chamado traquéia, e passa por uma...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...